LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS - CONFIGURAÇÃO DAS MÃOS

Quando pesquisamos sobre a Língua Brasileira de Sinais logo vem a mente aquelas tabelinhas com o alfabeto manual. As vezes elas estão em contra capas de cadernos, agendas, kit's vendidos dentro do ônibus com uma caneta de brinde, e aí já concluímos que decorando aquelas posições com as mãos já estaremos preparados para bater um papo com os surdos


Alfabeto Manual: é a soletração de letras com as mãos. É muito aconselhável soletrar devagar, formando as palavras com nitidez. Entre as palavras soletradas, é melhor fazer uma pausa curta ou mover a mão direita para o lado esquerdo, como se estivesse empurrando a palavra já soletrada para o lado. Normalmente o alfabeto manual é utilizado para soletrar os nomes de pessoas, de lugares, de rótulos, etc. 
 Acontece que essa é uma linguagem bastante rebuscada e que necessita de intensa dedicação. Primeiro que a Libras recebe influência do regionalismo. Segundo que existem muitas outras configurações de mão que devem ser aprendidas.

A libras que utiliza somente das configurações de mão básicas será apenas uma representação isolada de palavras do português, o que muitas vezes não fará muito sentido para o surdo, principalmente se for criança. Alguns sinais, dependendo do contexto, podem perder completamente o significado do que se pretendia demonstrar. Como diria nossa professora de Libras: "se você não sabe como fazer um sinal, não o faça". Existem posicionamentos de mão que definem um conceito, um sentimento e que não precisam ser representados letra por letra.

Na libras encontramos variações linguísticas como as voltadas aos sinais icônicos e arbitrários:

A modalidade gestual-visual-espacial pela qual a LIBRAS é produzida e percebida pelos surdos leva, muitas vezes, as pessoas a pensarem que todos os sinais são o desenho no ar do referente que representam. É claro que, por decorrência de sua natureza lingüística, a realização de um sinal pode ser motivada pelas características do dado da realidade a que se refere, mas isso não é uma regra. A grande maioria dos sinais da LIBRAS é arbitrária, não mantendo relação de semelhança alguma com seu referente.
Sinais Icônicos: gestos que fazem alusão a imagem do seu significado.
Sinais Arbitrários: são aqueles que não mantêm nenhuma semelhança com o dado da realidade que representam.

Fonte: Rebeca Nemer

9 comentários:

{ keniaildete } at: 18 de abril de 2011 10:56 disse...

Rafael adoreeei.um beijo.

{ Marli Boldori } at: 18 de abril de 2011 16:44 disse...

Rafael,que rica postagem,conteudo valioso.Sempre tive interessa em aprender libras,mas concordo que é difícil,precisa de muita concentração,porém é uma linguagem que devemos aprender para que possamos interagir ou melhor fazermos parte do mundo de pessoas que usam a Libras.Parabéns pelo assunto.Quem educa deve sempre estar aprendendo.Um grande abraço!

{ O Pedagogento } at: 18 de abril de 2011 19:34 disse...

Obrigado Marli. Concordo com você, o aprendizado deve ser algo constante e a Libras ainda é uma linguagem cheia de estereótipos, o educador deve ter a curiosidade de entender mais sobre ela se quiser promover uma inclusão verdadeira! :) espero que volte sempre ao blog... abraço!

{ Raquel } at: 25 de abril de 2011 06:00 disse...

talvez seja uma visão preconceituosa,mas antes de fazer aula de libras,achava que se tratava de uma linguagem muito fácil.Vou falar com vc viu,é complicado,exige atenção e treino.São muitas gestos parecidas que significam coisas muito diferentes.A palavra água,por exemplo, deve ser dita com cuidado para não ser confundida com pênis.rsrsrsr
Brincadeiras a parte, é necessário que aja matéria obrigatória de libras dentro das instituições escolares, para incorporar essa linguagem ao cotidiano dos jovens, pois a importância é muito grande!!!!

{ Dayse Lucidy } at: 16 de novembro de 2013 14:22 disse...

No meu curriculo na graduacao de pedagogia ja e obrigatorio e ainda faco um curso de Extensão e e dificilimo e fascinante

{ Dayse Lucidy } at: 16 de novembro de 2013 14:27 disse...

No meu curso de graduacao de pedagogia libras faz parte do curriculo e ainda faco curso de Extensão e maravilhoso fascinante e dificilimo.

Anônimo at: 27 de novembro de 2013 15:50 disse...

Alguém conhece uma palavra que tenha a configuração de mão em o

{ pedido oração } at: 13 de março de 2014 12:45 disse...

Na verdade quantas configurações de mão existe na libras ?

Anônimo at: 8 de abril de 2014 02:09 disse...

muito bom maois gostaria de achar as palavras q cada configuracao forma e ta muito dificil

Postar um comentário

 

Copyright © 2009 - 2012 O Pedagogento| Todos os direitos reservados | Site by Santiago Régis |