destaque

destaque

O Pedagogento


Esse blog nasceu com o intuito de ser um espaço para meus textos e observações sobre assuntos diversos, e mais precisamente sobre a área de educação.

Como estudante de Pedagogia, adquiri alguns conceitos, críticas e observações sobre o curso em si e sobre o cenário educacional. Usando de referências do dia a dia, de análise de acontecimentos e teses de alguns educadores e críticos da educação, pretendo trazer discussões realistas sobre a atuação do educador, seus novos desafios, suas pesquisas, utilizando sempre de pequenos episódios para ilustrar o panorama apresentado.

Desejo também, com esse espaço de bate papo mostrar o pedagogo como profissional, como um cientista do conhecimento e da informação, o que justifica seu avanço de atuação nas diversas áreas de conhecimento. Quero mostrar aqui a Pedagogia muito além do caderno de plano de aula encapado com TNT e fuxicos, do mural cheio de purpurina e desenhos estereotipados. Tentarei mostrar que a Pedagogia não é um curso que nos insere no idioma dos “inhos” e “inhas”.

O pedagogo não trabalha com criancinhas e sim com crianças. O pedagogo não é “tio” nem “tia”, é um profissional da educação, que pode atuar da sala de aula à gestão institucional, que pode estar na ONG ou debaixo de uma árvore fomentando discussões.